domingo, 5 de março de 2017

O investidor leigo coloca seu dinheiro na poupança, e o experiente também – A importância de ser ter liquidez para aproveitar oportunidades

O investidor leigo é aquela pessoa que não conhece muito sobre investimentos. É aquele trabalhador que, quando muito, consegue poupar 10% do seu salário e guarda o mesmo para um dia realizar o sonho de comprar um carro ou a casa própria. Esse tipo de pessoa, só conhece a poupança como uma forma de fazer seu dinheiro render. Ou as vezes até já ouviu falar de outros investimentos, mas nunca pesquisou seriamente como trabalhar com eles.

E porque o investidor experiente também coloca seu dinheiro na poupança também? Na verdade, o investidor mais calejado coloca a maior parte do seu dinheiro em ativos com grande liquidez, como a poupança ou outro título de liquidez quase diária. Ele faz isso, porque sabe que a qualquer momento pode aparecer uma oportunidade de comprar algo barato para depois vender mais caro. Ele não se preocupa em ganhar alguns por centos a mais com ações, fundos imobiliários, títulos de dividas, ou qualquer outro ativo sem uma boa liquidez. As vezes ele até adquire uma porção desses ativos num cenário em que ele vislumbra uma oportunidade, mas como esses mercados são mais eficientes, ou seja, a informação é mais difundida pelos agentes econômicos, é um tanto difícil achar uma boa oportunidade.

Uma boa oportunidade é quando uma outra pessoa necessita de forma urgente de liquidez. E essas situações podem ser:
·        - Doenças
·         - Desequilíbrio no fluxo de caixa
·      -   Fatura do cartão de crédito
·       -  Mudança de cidade
·      -   Inventário
·      -   Herdeiro consumista
·     -   Uma pessoa que possui conhecimento sobre um negócio mas não tem capital.
·        Promoções em épocas de vendas baixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário